O Requinte da Simplicidade. Meio de hospedagem conserva a ruralidade da fazenda e foca na experiência para tornar-se um hotel boutique.
A empresária Kenya Diniz é a atual Diretora Executiva do Vila Campana Hotel & Bem-Estar, em Juatuba, cidade que faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte. Inaugurado em agosto de 2019, o empreendimento é um oásis de lazer, relaxamento e bem-estar. Nascida em 8 de março – Dia Internacional da Mulher, a força da executiva se torna cada dia mais intensa.
Kenya Diniz perdeu o pai ainda criança com 8 anos de idade e teve de cuidar desse grande patrimônio, que hoje torna-se uma referência de hospitalidade mineira, sendo um dos mais bem avaliados hotéis do estado de Minas Gerais. Ela formou-se em Direito Empresarial e depois cursou Administração de Empresas na FGV, mas foi na hotelaria o seu mais alto salto profissional. Com uma ocupação média de 65%, o hotel consolidou-se como o mais importante empreendimento de vanguarda da hotelaria mineira. Kenya conseguiu mesmo no campo conservar as tradições rurais e incluir qualidade nos serviços e na instalação, tornando o Vila Campana uma referência do conceito boutique.
Piscinas de borda infinita climatizadas, lazer completo para crianças, playground, brinquedoteca e cineminha. Sala de jogos, recreação coordenada por competentes monitoras, completo spa que oferece mais de duas dezenas de serviços, passeios a cavalo e charretes, skibunda, jardins repletos de flores, sauna, academia, três restaurantes, e apartamentos com roupa de cama de 400 fios e kit de amenities com fragrância de vinhos. O Vila Campana não é uma fazenda que virou um hotel, é um espaço rural que se tornou um local de boas experiências. Sentir e praticar o bem-estar em sua plenitude, são seus conceitos básicos.
O Vila Campana Hotel e Bem-Estar oferece ainda programação especial aos finais de semana, com cozinha show, churrasco e uma famosa galinhada no tacho preparada ao vivo para o deleite dos hóspedes. No período da tarde, no fogão a lenha, são preparadas guloseimas como biscoito de polvilho, sucos de frutas naturais, geleias, queijos produzidos na própria fazenda, além de muffins, pães de queijo e uma infinidade de quitutes. No fogão sempre há milho cozido, pamonha, curau e pão caseiro.
São nada menos do que 70 hectares de mata nativa e uma beleza exuberante. Com asfalto até a porta e apenas 45 minutos de Belo Horizonte. O Vila Campana é muito mais que um empreendimento hoteleiro. No início dos anos 80, a sede da antiga Fazenda Cristina, adquirida, na ocasião, pelo empresário Carlos José de Abreu Diniz, pai de Kenya, fez do local uma referência em termos de criação de gado e posteriormente o local abrigou o renomado Haras Zuninga, referência na criação do cavalo Manga Larga Machador.
Carlos José começou vendendo laranjas, depois ganhou uma barraca na feira, em seguida tornou-se transportador para feirantes, transportando produtos do Ceasa para feiras livres de Belo Horizonte, até mais tarde tornar-se empresário do ramo de transportes. Infelizmente essa carreira meteórica foi interrompida por um trágico acidente de carro, que tirou sua vida aos 40 anos de idade.
O Vila Campana Hotel & Bem- Estar, não deixou de ser fazenda, mas agrega uma completa linha de serviços que atende a qualquer tipo de hóspede, que procura um local bucólico, com serviços exclusivos, gastronomia diferenciada, além de um extremo bom gosto na decoração e nos detalhes.
São 32 suítes, que possuem decoração e ambientação arquitetônica de vilas que remetem a região da Toscana na Itália. A renomada arquiteta Ângela Roldão aproveitou ao máximo os leves declives do terreno para criar uma atmosfera perfeita que preserva a mata nativa, e destaca as cores azul e creme das construções.
Os visitantes e turistas que ali chegam se deparam com uma gastronomia de qualidade, que começa no farto café da manhã, complementado pelo almoço, chá da tarde e finalmente o jantar. As acomodações são divididas em quatro categorias: 10 suítes de luxo, 17 luxo especial, 4 superluxos e uma suíte master. A empresa comandada pela competente Kenya Diniz tem, hoje, 58 funcionários e paisagismo inspirado nas vilas italianas com seus ciprestes, fontes e pérgulas, restaurante com uma vista estonteante e uma gastronomia diferenciada com riqueza de sabores.
A chef de cozinha que comanda todo esse universo é a jovem e experiente Priscila Mendes, que tem formação em Gastronomia pelo Senac de BH. Trabalhou nos Íbis, depois na área de banquete e eventos do Trip Savassi, até mudar-se para Juatuba para fugir da pandemia.
Em agosto de 2020 veio o grande desafio de assumir e coordenar a gastronomia do Hotel Vila Campana. Atualmente ela coordena 12 profissionais e tem algumas receitas consagradas como o delicioso bolo de pamonha, servido no café da manhã. Outro item importante é o queijo da fazenda produzido por ela duas vezes por semana. Ela caracteriza a sua cozinha como afetiva e tem na Risoteria e na Galinhada autoral seus pratos de maior destaque. Servido sempre aos domingos, ela garante um toque gourmet em seus preparos, carinhosamente apelidada pelos hóspedes de Cocotinha da Vila.
Kenya afirma que o maior diferencial do hotel se deve, justamente, à sua localização, permitindo aos hóspedes se desconectarem da rotina dos grandes centros. Quando chegam já começam a desacelerar, olhando para as belezas da terra, do campo.
Tarifas especiais para o final de semana de sexta a domingo a partir de R$ 2.782,00 o casal com 4 refeições diárias. Mais informações e reservas www.instagram.com/vilacampana ou pelo telefone (31) 3535-8156.
Texto e foto por: Cláudio Lacerda Oliva